Grupo de Estudos: O Brincar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Admin
Admin
Admin
Mensagens : 7
Data de inscrição : 09/09/2017
https://nascenteeducacao.directorioforuns.com

Primeiras impressões Empty Primeiras impressões

Dom 10 Set 2017, 12:13
O que o primeiro contato com o vídeo provocou em você? Lembranças, sonhos, dúvidas, angústias, ideias...
avatar
Cristiane Moura
Mensagens : 3
Data de inscrição : 11/09/2017

Primeiras impressões Empty Re: Primeiras impressões

Sáb 23 Set 2017, 21:40
O primeiro vídeo me fez refletir o quanto o imaginário infantil é algo grandioso e deve ser valorizado.
Os materiais não estruturados , permite a criança expandir sua criatividade , pois há uma liberdade de criar algo único , fruto dessa imaginação.
A criança pode ser o que quiser e quem quiser no mundo da brincadeira ,  me recordei o quanto eu era feliz na infância, mesmo com alguns traumas , quando eu estava brincando era o meu mundo perfeito, do qual o meu objetivo era apenas ser feliz!  
Não era necessário os brinquedos da moda para a brincadeira acontecer , eu subia no pé de goiaba e imaginava que tinha uma casa na árvore, o filhotinho de passáro que caiu do ninho era meu bebê, ah que saudade!
Acredito que , se o adulto resgatar as vivências da infância, conseguirá valorizar e respeitar a importância do brincar na formação do ser  humano.
Admin
Admin
Admin
Mensagens : 7
Data de inscrição : 09/09/2017
https://nascenteeducacao.directorioforuns.com

Primeiras impressões Empty Re: Primeiras impressões

Qua 27 Set 2017, 11:54
É verdade Cris!
Toda infância tem suas questões, seus traumas... é o processo da vida. Mas justamente no Brincar, no seu movimento legítimo a criança consegue elaborar e fluir essas tensões. O espaço livre para brincar tem alcance psíquico muito profundo. E assim percebemos que as crianças, cada qual em seu tempo, em sua cultura e com os recursos que tem encontra um caminho para crescer de maneira mais suave, ou ao menos, menos sofrida. A esfera da brincadeira é este lugar interno de sustentação para o desenvolvimento da personalidade.
Também fiquei lembrando de minha infância depois de nosso encontro. Meu ambiente era super urbano, concreto e dirigido. Mas apesar disso haviam alguns poucos momentos de viagens, para uma casa de campo e para a praia que foram essenciais para mim. Eram períodos curtos e espaçados, mas imprescindíveis!
avatar
Clau Saito
Mensagens : 2
Data de inscrição : 14/09/2017

Primeiras impressões Empty Re: Primeiras impressões

Seg 02 Out 2017, 10:52
Olá Meninas.
Está sendo muito rica nossa troca. Os textos contextualizaram muito bem o nosso encontro.
Hoje quero compartilhar que ao assistir os vídeos, programei algumas rodas para hoje para a Educação Infantil. Está sendo incrível.....as turmas estão me surpreendendo com o grande interesse, e retorno mágico.
Estou muito feliz, e aguardando o dia dos novos materiais e encontro.
Beijos.
Conteúdo patrocinado

Primeiras impressões Empty Re: Primeiras impressões

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos